Clínica

Clínica Social Maria Zeneide Monteiro

 

A Clínica da Sobab, “A vida em movimento”, foi criada em 1995, renomeada Clínica Social Maria Zeneide Monteiro em 2019, homenagem a Zeneide, uma grande terapeuta reichiana e analista bioenergética. A sua criação tem o objetivo de assegurar o caráter sócio-político na atuação da análise bioenergética (AB).

A Clínica Social tem como base de seu trabalho a AB, uma linha neoreichiana que inclui o corpo no processo da análise, criada por Alexander Lowen. Também se utiliza da contribuição de outros pensadores que ajudam na produção de uma AB mais implicada com as questões sociais (classe, raça, gênero, sexualidade, território) por acreditar ser responsável em afirmar os direitos humanos individuais e/ou coletivos. Isso a torna implicada com nossa realidade.


 

O foco da terapia é o trabalho em grupo por ser um dispositivo potente, no qual as diferenças se fazem presentes, além de produzir um espaço em que se escuta e é escutado. A aposta aqui é a produção de um olhar ético, social e político para os encontros.

A Clínica Social Maria Zeneide Monteiro é composta por terapeutas graduados (psicologia, medicina, pedagogia, fisioterapia) com formação em Análise Bioenergética (reconhecida pelo International Institute for Bionergetic Analysis/IIBA) e alunos em formação que precisam ser autorizados, pelo Comitê de Ensino e pela Diretoria da Sobab, para realizar atendimentos. Todos os terapeutas são acompanhados com supervisão regular de um terapeuta já formado.

Os terapeutas vinculados à Clínica Social atendem em diferentes regiões de São Paulo - capital e realizam atendimentos on-line.

 
O seu campo de ação abrange:
Atendimento psicoterapêutico em grupo
Grupos focados
Rodas de Conversa
Para solicitar atendimento psicoterapêutico seguir os procedimentos abaixo:
1. Preenchimento completo da ficha de inscrição
2. Passar pelo acolhimento

O acolhimento é um momento importante do processo terapêutico, pois é o momento que entramos em contato com as suas necessidades e com a sua história. Aqui pensamos nos encaminhamentos que podem ser sugeridos ao que você nos traz.

3. O valor da sessão

Nos apoiamos na economia solidária como um modo de funcionar para viabilizar o acesso das pessoas a AB. Dessa forma, trabalhamos com valores mínimo, suficiente e abundante, como também trabalhamos com cotas para negros e indígenas.

Ficha de Inscrição

Equipe