Clínica

Clínica Social Maria Zeneide Monteiro

 

A Clínica da Sobab, “A vida em movimento”, foi criada em 1995, renomeada Clínica Social Maria Zeneide Monteiro em 2019, homenagem a uma grande mestra reichiana.

Ela assegura o caráter sócio-político por afirmar diferentes modos de existência, possibilitando, através do processo psicoterapêutico, a ampliação da consciência de si, do outro e do mundo.

A Clínica Social tem como proposta a horizontalidade na relação terapêutica. Ela é composta por profissionais graduados com especialização em Análise Bioenergética (reconhecida pelo International Institute for Bionergetic Analysis/IIBA) ou que estejam em processo de formação.

Os terapeutas vinculados a clínica da Sobab, atendem em diferentes regiões de São Paulo capital e realizam atendimentos on-line.

 
O seu campo de ação terapêutica abrange:
Atendimento individual (crianças, adolescentes, adultos e idosos);

A psicoterapia individual em análise bioenergética tem o objetivo de ajudar a pessoa a entrar em contato consigo mesma através da associação do processo verbal com o processo corporal, possibilitando-a ampliar a autopercepção, o autodomínio e a autoexpressão. Trabalhar esses três aspectos, permite abrir caminhos energéticos, psicoemocionais e corporais, resultando no aumento da vitalidade do corpo e do prazer na vida.

Os encontros terapêuticos são semanais e duram em média 50 minutos.

Atendimento em grupo;

O atendimento em grupo em Analise Bioenergética assume o mesmo papel da psicoterapia individual devido envolver a elaboração dos conteúdos inconscientes e trazer à tona a história de vida dos participantes para cena grupal, além dos exercícios da Bioenergética. A psicoterapia grupal é um verdadeiro laboratório de experimentação corporal, através de abordagens criativas dos exercícios e da compreensão dos processos energéticos dos participantes e do grupo.

As sessões devem ocorrer semanais e o tempo de duração depende dos coordenadores do grupo.

Atendimento de Casais;

A psicoterapia Bioenergética com casais, auxilia na regulação e liberação das tensões entre o casal, bem como no reconhecimento do funcionamento de cada jeito de ser e no modo de expressar sentimentos reprimidos.

O terapeuta auxilia os clientes a identificar as maneiras que reagem aos problemas devido aos seus bloqueios energéticos.

Isso ajuda a trabalhar a liberação da energia e dos pensamentos, possibilitando abrir caminho para que o amor e o prazer fluam livremente.

Para solicitar atendimento psicoterapêutico seguir os procedimentos abaixo:
1. Preenchimento completo da ficha de inscrição;
2. Participação obrigatória na entrevista inicial e da entrevista de encaminhamento, que poderão ser feitas em grupo;

A entrevista inicial é um procedimento que recolhe os motivos pelo qual a pessoa procura o acompanhamento psicoterapêutico, como também busca compreender o seu contexto familiar, histórico e social.

A entrevista devolutiva é um encontro de encaminhamento, que poderá ser: para um dos nossos terapeutas bioenergéticos, para o grupo de movimento, para outros profissionais de saúde ou/e para outro local de tratamento que atenderá melhor a demanda trazida.

Esses encontros devem ocorrer com um intervalo quinzenal.

3. O valor da sessão terapêutica é flexível.

A clínica social da Sobab tem o objetivo de democratizar o acesso da análise bioenergética à população. Assim, compreende que o valor da sessão terapêutica é variável, devendo corresponder as possibilidades financeiras de cada cliente.

O valor da sessão será combinado entre o psicoterapeuta e o cliente.

Ficha de Inscrição

Coordenadoras da Clínica

 
Clarissa Resende Batistela

Psicóloga, Psicoterapeuta Reichiana /Instituto Sedes Sapientiae, Analista Bioenergética – CBT/SOBAB. Psicóloga no CAPSi/Ambulatório de Saúde Mental em Mauá-SP. Coordenadora do Grupo de Movimento. Mestre em Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública – USP.


 
Maria do Rosário Barbosa Rosa

Psicóloga Clínica, Analista em Bioenergética (CBT) pela Sociedade Brasileira de Análise Bioenergética (SOBAB) e Neuropsicóloga pelo Centro de Estudos de Neurologia “Prof. Dr. Antonio Branco Lefèvre” do Hospital das Clínicas da FMUSP.