Novidades

Narcisismo: Negação do Verdadeiro Self

Os narcisistas não amam a si mesmos nem aos outros. O Dr. Lowen, famoso psiquiatra e pioneiro no campo da análise bioenergética, explica que o narcisismo é, na verdade, o resultado da “negação de sentimento” e da rejeição do verdadeiro self. Neste estudo, incisivo e pioneiro, o Dr. Lowen explora a natureza e as causas do narcisismo e atribui a predominância dessa doença contemporânea a uma sociedade que substitui por valores superficiais – poder, status, sucesso – realidades importantes, como o amor, a família e a estrutura da comunidade.

Na sua interpretação provocante, o Dr. Lowen vê a doença do narcisismo mais como o resultado de um desenvolvimento distorcido do que como uma falta de desenvolvimento. A partir de sua vasta experiência clínica, ele oferece uma abordagem terapêutica que provou ser bem-sucedida no restabelecimento do sentimento e na regeneração da integridade do self.

A fantástica intuição física e psicológica do Dr. Lowen fica evidenciada nos relatos médicos e nos casos que ilustram a eficácia de seus métodos. Como um neofreudiano que estudou com Wilhelm Reich, Lowen ressalta a importância da primeira infância na formação do amadurecimento psicológico. Sua notável técnica de terapia, a bioenergética, insiste na interação da mente e do corpo, combinando a rigorosa análise freudinana com a avaliação física e com exercícios especiais, destinados a relaxar a tensão muscular rígida que os narcisistas apresentam por negar e reprimir seus sentimentos.

A mensagem fundamental de Narcisismo é urgente e inegável: os sentimentos e sua manifestação são de primordial e inequívoca importância. “Nós somos o que sentimos e não o que fazemos”.

Lowen, Alexander – Narcisismo: negação do verdadeiro self (1983) – São Paulo, Ed. Cultrix, 2ª edição, 1993.

Escreva um comentário

Seu e-mail não será divulgado


*