Novidades

Análise Bioenergética

A Análise Bioenergética é uma abordagem psicoterápica, criada por Alexander Lowen em 1956, a partir da obra de Wilhelm Reich.

Lowen desenvolveu técnicas de intervenção corporal, tendo como objetivo o estabelecimento da autoconsciência, autodomínio e autoexpressão, através da pulsação e do fluxo energético.

Ao estruturar, desenvolver e aprofundar a descrição do funcionamento dos tipos caracterológicos descritos por Wilhelm Reich, introduziu a leitura corporal. Esta ferramenta permite que o psicoterapeuta entenda a dinâmica energética dos bloqueios ligada à compreensão da história do paciente.

Lowen desenvolveu os conceitos básicos de grounding, respiração e sexualidade e estendeu o conceito da análise do caráter para o físico, mostrando como os tipos caracterológicos são estruturados no corpo.

A Análise Bioenergética trabalha no sentido de resgatar a autorregulação do organismo e a integração dos aspectos físicos, psíquicos, emocionais do ser humano.

Com a evolução das teorias do desenvolvimento e com as questões da atualidade, a Análise Bioenergética agregou o aspecto relacional/vincular como outro fator primordial e necessário para o entendimento e superação dos conflitos que aconteceram na vida do indivíduo.

Tudo isso visa possibilitar a compreensão, elaboração e transformação do ser.

Saiba mais sobre a Clínica da Sobab/SP